João Fonseca ergueu o troféu do ATP 500 da Basileia. Neste domingo, o tenista de 19 anos não deu chances para o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo, e venceu por 2 sets a 0 a final do torneio na Suíça – parciais de 6/3 e 6/4. Foi a maior conquista de um brasileiro em chaves masculinas de simples desde o título de Gustavo Kuerten no Masters 1.000 de Cincinnati, em 2001, quando João nem era nascido.
View this post on Instagram
Quinta taça no currículo
O troféu da Basileia é o segundo da carreira de João Fonseca em duas finais na ATP. Em fevereiro, ele foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires. Também tem no currículo o ATP Next Generation de 2024, torneio que reúne os melhores jovens tenistas da temporada. Conquistou ainda três títulos de Challenger, sendo dois deles neste ano.
Maior título do Brasil desde Guga
A conquista de João Fonseca é a maior do tênis do Brasil em chaves de simples masculinas desde o título de Gustavo Kuerten no Masters 1.000 de Cincinnati, em agosto de 2021, quando o tenista de 19 anos nem era nascido. João foi o primeiro brasileiro a alcançar uma final de ATP 500 desde que a categoria foi criada, em 2009. Foi também o quinto mais jovem do mundo a disputar uma decisão desse nível, e o segundo mais jovem campeão da Basileia, atrás apenas do americano Jim Courier, campeão de 1989.
Subindo no ranking
Com os 500 pontos da Basileia, João Fonseca soma agora 1.615 pontos. No início do ano, o jovem tenista ocupava o 145º lugar da ATP. Ainda era promessa do tênis mundial. Dez meses depois, subiu mais de 100 posições, alcançando o 28º posto. É o sexto melhor brasileiro da história entre homens e mulheres.
Próximos passos
Fonseca tinha como meta para este ano terminar no top-40 do mundo. Restando duas semanas para o fim da temporada, são boas as chances de o brasileiro conseguir seu objetivo. A partir de segunda-feira, disputa o Masters 1.000 de Paris e estreia contra o canadense Denis Shapovalov – data e horário do jogo ainda a confirmar.
Freguesia e sina espanhola
A final da Basileia foi a segunda partida entre Fonseca e Fokina, sempre com vitória do brasileiro. Eles duelaram no Masters 1.000 de Cincinnati, em quem o espanhol desistiu no segundo set. O número 18 do mundo, que vai subir para o 15º posto na atualização do ranking da segunda-feira, disputou sua quinta final na ATP, sem nenhum título.
O jogo
João Fonseca começou com tudo, conseguindo uma quebra de serviço logo no segundo game. Fokina tentou dar o troco na sequência e teve dois break points, mas o brasileiro encaixou uma sequência de saques potentes para virar o game: 3/0 – chegou a 232km/h no saque. O espanhol teve que virar o quarto game para enfim confirmar um serviço. O número 18 do mundo aproveitou os poucos erros do brasileiro para conseguir devolver a quebra de serviço no quinto game: 3/2. Só que João Fonseca elevou o nível e voltou a vencer no saque do rival: 4/2. O brasileiro teve dois set points no saque de Fokina no oitavo game, que se salvou com saques fortes. Sacando para o set, o tenista de 19 anos fechou a parcial na quarta oportunidade: 6/3.
Fonseca não diminuiu o ritmo no segundo set e teve um triplo break point logo no primeiro game. Fokina salvou duas vezes, mas não evitou a quebra na terceira oportunidade. Sacando muito bem, o brasileiro não deu chances para o espanhol dar o troco. O número 18 do mundo se salvava como podia, evitando um duplo break point de João no quinto game. O tenista de 19 anos teve mais uma chance de quebra no sétimo game, fazendo o espanhol jogar a raquete no chão, de raiva. No nono game, Fonseca teve um break e match point, que Fokina evitou. Sacando para o título, João venceu o game sem ceder pontos: 6/4.