O brasileiro João Fonseca conquistou um novo marco na carreira ao avançar, nesta sexta-feira (24), à semifinal do ATP 500 da Basileia, na Suíça. É a primeira vez que o tenista de 18 anos chega a esta fase em um torneio dessa categoria. A classificação veio após a desistência do canadense Denis Shapovalov, 23º colocado do ranking mundial, quando o jogo caminhava para uma virada do brasileiro.
Com o resultado, Fonseca deverá subir oito posições no ranking da ATP, alcançando a 38ª colocação — sua melhor marca até o momento. A meta da equipe do tenista é encerrar o ano entre os 32 melhores do mundo, posição que o colocaria como cabeça de chave no Australian Open, em janeiro.
Fonseca ainda disputará dois torneios antes do fim da temporada: o Masters 1000 de Paris, na próxima semana, e o ATP 250 de Atenas, a partir de 2 de novembro.
Caminho até a semifinal
Esta é a segunda semifinal de João Fonseca no circuito profissional. Em março, ele conquistou o título do ATP 250 de Buenos Aires. O brasileiro também acumula dois troféus de torneios Challenger: Camberra (2024) e Phoenix (2025).
Na Basileia, o próximo adversário será o espanhol Jaume Munar, 42º do ranking, que também avançou após o abandono do canadense Félix Auger-Aliassime quando vencia por 6/3.
O jogo
O duelo começou equilibrado, com Shapovalov impondo força no saque. Fonseca chegou a quebrar o serviço do canadense no primeiro game, mas viu o rival reagir rapidamente e fechar o primeiro set em 6/3.
Na segunda parcial, o brasileiro mostrou poder de reação, calibrando o saque e elevando o nível do jogo. Ele devolveu o placar de 6/3 e levou a decisão para o terceiro set. Fonseca abriu 4/1 quando o adversário decidiu abandonar a partida, sob vaias da torcida, confirmando a classificação do jovem para sua primeira semifinal de ATP 500.