Léo Ortiz intensificou a recuperação do entorse no tornozelo direito e faz sessões de fisioterapia e reforço muscular para tentar ficar à disposição no duelo entre Flamengo x Racing, pela Libertadores, nesta quarta-feira (22), no Maracanã. Exames descartaram fratura, mas o zagueiro ainda é tratado como dúvida para a primeira partida.
O defensor deixou o clássico contra o Palmeiras com a perna imobilizada e iniciou o protocolo de tratamento imediatamente após a avaliação médica. A comissão acompanha a resposta ao inchaço e à dor nas próximas 48 horas antes de avançar para trabalhos em campo.
Internamente, o clube trabalha com dois cenários: liberação de última hora para a ida, caso haja evolução rápida, ou foco total no preparo para o jogo de volta na semana seguinte. Em paralelo, a comissão técnica testa alternativas para a zaga caso a recuperação não permita o retorno imediato.
O status de Ortiz é considerado progressivo e sem prazo cravado, com reavaliações diárias. A decisão final sairá após testes funcionais, quando o departamento médico medir estabilidade do tornozelo, força e tolerância a impactos e mudanças de direção.