O Bahia anunciou, nesta segunda-feira (20), a construção de um novo Centro de Treinamento, que promete ser o mais moderno da América Latina. O complexo, batizado de City Football Academy Bahia (CFA Bahia), será erguido na Via Metropolitana Camaçari–Lauro de Freitas e tem previsão de conclusão para o final de 2027.
O projeto — orçado em R$ 300 milhões, com recursos do Grupo City — foi apresentado em coletiva de imprensa realizada na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O CT ocupará 560 mil m² de área total, com 20 mil m² de área construída, e contará com 12 campos de futebol, alojamento para as categorias de base, hotel para atletas, centro administrativo e um miniestádio com capacidade para mil pessoas, destinado a jogos do time feminino e das divisões de base.
“É um dia histórico para o Bahia, para o povo baiano e para o futebol baiano. Não se trata apenas de prédios e campos — é a casa do Bahia, o local onde serão formados atletas dentro e fora de campo”, afirmou Ferran Soriano, CEO do City Football Group. Ele destacou ainda que o CFA Bahia será “um centro de alta performance do mais alto nível do mundo”.
Ver essa foto no Instagram
O novo CT será o segundo maior dentro da rede global do City Football Group, ficando atrás apenas do complexo do Manchester City, na Inglaterra. A estrutura estará interligada aos demais centros da rede, compartilhando tecnologia, metodologia e profissionais. “O CFA Bahia vai conectar o Bahia com o mundo”, completou Soriano.
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, o projeto já recebeu a primeira licença ambiental, e o Grupo City também será responsável por reformas no Estádio Fernando Ferreira Lopes, em Camaçari. “O Bahia vai ser abraçado por Camaçari, e farei o possível para que as obras comecem ainda este ano”, declarou.
A construção seguirá quatro etapas:
- 2025: planejamento e licenciamento ambiental;
- Janeiro a julho de 2026: estudos preliminares e preparação do terreno;
- Julho de 2026 a janeiro de 2027: terraplanagem;
- Janeiro a dezembro de 2027: construção e entrega.
A localização estratégica — a 15 minutos do Aeroporto de Salvador e 40 da Arena Fonte Nova — foi um dos fatores determinantes para a escolha do terreno, já que o atual CT, a Cidade Tricolor, em Dias D’Ávila, apresenta desafios logísticos.
O CFA Bahia abrigará todas as operações do clube, incluindo as equipes masculina, feminina e de base, e servirá como polo de formação e captação de talentos locais. “Os jovens baianos terão um espaço de nível mundial para se desenvolver. Queremos todos eles aqui”, reforçou Soriano.