As estrelas da Ginástica Artística vão se reunir para o Mundial de Jacarta de domingo (19) a 25 de outubro. Quase 500 ginastas se apresentam na Indonésia em busca de um lugar no pódio da principal competição da modalidade depois das Olimpíadas. Entre astros consagrados e promessas da nova geração, estão inscritos 45 atletas que já subiram em pódios olímpicos ou mundiais, sendo 25 medalhistas olímpicos e oito campeões olímpicos.
O Brasil será representado por uma mescla de ginastas experientes e estreantes. Entre as mulheres, as medalhistas olímpicas Flávia Saraiva e Júlia Soares lideram o grupo, que conta ainda com as calouras Júlia Coutinho e Sophia Weisberg, ambas de apenas 15 anos.
No masculino, o destaque é o campeão mundial e medalhista olímpico Arthur Nory, acompanhado pelos finalistas olímpicos Caio Souza e Diogo Soares. Os estreantes Vitaly Guimarães e Tomás Florêncio completam a delegação verde e amarela.
Este é o primeiro Mundial do ciclo olímpico de Los Angeles, com premiações apenas no Individual Geral (somatória de todos os aparelhos) e nas finais por aparelho. Nesta edição, não haverá competição por equipes, que rendeu ao Brasil medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris, em 2024, e prata no Mundial de Antuérpia, na Bélgica, em 2023.
As disputas começam neste domingo (19), à 1h50 (horário de Brasília), com a classificatória masculina. O Brasil volta a competir na terça-feira (21), às 6h30, na classificatória feminina.
As finais do Individual Geral acontecem na quarta-feira (22), às 8h30, para o masculino, e na quinta-feira (23), também às 8h30, para o feminino. Já as finais por aparelhos estão marcadas para sexta (24) e sábado (25), sempre a partir das 4h.
Onde assistir ao Mundial de Ginástica
Na TV por assinatura, o Sportv 2 transmite ao vivo as finais. No YouTube, o público poderá acompanhar pelo Canal Olímpico, Cazé TV e Gymnastics Indonesia.