Joan Laporta, presidente do Barcelona, afirmou nesta segunda (13) ao canal 3Cat que a relação com Lionel Messi se deteriorou após a não renovação de 2021 e, ao ser provocado sobre um “deus” do Barça, respondeu: “Quem é deus? Cruyff.” O dirigente disse buscar uma grande homenagem ao argentino quando o Camp Nou reabrir.
O presidente explicou que o vínculo pessoal “se estragou” no momento em que o clube não conseguiu renovar o contrato e que, desde então, houve algum reencontro.
“Tínhamos uma relação muito boa com o Messi. Mas, quando não renovamos o contrato, essa relação se estragou. Conseguimos alguma reaproximação. O que queremos é poder fazer para ele a grande homenagem que merece”, disse Laporta ao 3Cat.
As declarações reacendem o debate sobre a saída traumática e surpreeendente de Messi em 2021, quando o Barcelona, travado por regras financeiras, não conseguiu renovar com o argentino, que se transferiu para o PSG. Laporta diz querer organizar uma homenagem quando o Camp Nou reabrir, como gesto de pacificação e de reconhecimento ao maior artilheiro da história do clube.
A expectativa do Barcelona é alinhar datas e formato do evento quando a reabertura completa do novo estádio estiver definida. O evento, caso confirmado, deve incluir presença de ex-companheiros e celebrações oficiais, encerrando um ciclo de turbulência e mágoas iniciado com a despedida do ex-camisa 10 da equipe catalã.