Cabo Verde está na Copa do Mundo. A seleção venceu Essuatíni por 3 a 0 nesta segunda-feira (13), no Estádio Nacional, em Praia, e garantiu a classificação inédita ao liderar o Grupo D das Eliminatórias Africanas à frente de Camarões. Os gols foram de Dailon Rocha Livramento, Willy Semedo e Stopira.
O resultado coroou uma arrancada na reta final das Eliminatórias e frustrou a concorrência: Camarões precisava vencer e ainda torcer por tropeço cabo-verdiano, mas ficou no 0 a 0 com Angola e vai ao playoff. A vitória em Praia confirmou a melhor campanha do grupo para os Tubarões Azuis.
O feito também é demográfico: com cerca de 525 mil habitantes, Cabo Verde se torna o segundo país menos populoso a disputar um Mundial masculino, atrás apenas da Islândia (2018). A classificação foi selada com estádios cheios e festa nas ilhas após um ciclo de altos e baixos sob o técnico Bubista.
Agora, os cabo-verdianos aguardam o sorteio para saber os adversários no torneio de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá. A campanha incluiu vitória direta sobre Camarões, resultado-chave para assumir a ponta e pavimentar a vaga histórica.