A Casa de Apostas Arena Fonte Nova concluiu, neste sábado (11), a substituição do gramado, após uma semana de trabalhos iniciados na última segunda-feira. A troca completa do piso foi programada para o período da Data Fifa, aproveitando a pausa no calendário do Campeonato Brasileiro.
A estreia da nova superfície está marcada para o dia 19 de outubro, no confronto entre Bahia e Grêmio, pela 29ª rodada da Série A.
De acordo com a administração do estádio, o novo gramado é do tipo Bermuda Celebration, mesmo modelo utilizado desde 2013 e presente em algumas das principais arenas do país.

Anúncio da conclusão da substituição do gramado da Fonte Nova — Foto: Kingkong Filmes
Críticas ao gramado da Fonte Nova
As reclamações ganharam destaque no duelo entre Bahia e Palmeiras, em 28 de setembro, quando o gramado apresentou coloração irregular. O árbitro Anderson Daronco registrou na súmula que o piso estava em más condições e que havia uso de tinta verde para disfarçar imperfeições.
Na partida, o Palmeiras perdeu os jogadores Lucas Evangelista e Piquerez por lesão ainda no primeiro tempo, o que levou o técnico Abel Ferreira a afirmar que o estado do campo influenciou no desempenho da equipe.
Rogério Ceni, técnico do Bahia, reconheceu que o gramado não estava ideal, mas rebateu a crítica do treinador adversário, afirmando que o campo ruim “favorecia” o estilo de jogo do time paulista. A fala gerou reação do diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, que classificou o comentário como “uma questão ética complicada”.
O tema voltou à tona no jogo contra o Flamengo, no dia 5 de outubro, quando atletas e o próprio Ceni voltaram a pedir melhorias. A administração da Fonte Nova, por sua vez, defendeu que o gramado estava dentro dos parâmetros técnicos de tração, umidade, corte e compactação.
No dia seguinte, o consórcio responsável pelo estádio anunciou a troca completa do piso, agora finalizada.