O Dia das Crianças, comemorado no domingo (12), será celebrado com uma programação especial nos equipamentos culturais geridos pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
As atividades incluem bailinho temático, caça ao tesouro musical, oficinas criativas, gincanas, visitas guiadas, contação de histórias, vivências artísticas e até um show de talentos infantis.
A proposta é transformar os espaços culturais da cidade em ambientes de aprendizado, imaginação e diversão para toda a família. Além das ações do feriado, os equipamentos prepararam uma agenda estendida ao longo de outubro, com atividades gratuitas e abertas ao público. Confira:
Casa do Carnaval
No Pelourinho, a Casa do Carnaval promove no domingo (12), às 14h, um bailinho em homenagem às infâncias e aos personagens do mundo das fantasias. A festa é voltada a crianças e adultos de todas as idades, que poderão se divertir ao lado dos mediadores em um ambiente repleto de alegria, confetes e serpentina. O espaço também realiza a Oficina Criativa “Carnaval é Massa”, na qual as crianças serão convidadas a criar suas próprias representações artísticas com massinha de modelar.

Casa do Carnaval | Foto: Sebrae/Embratur
Casa do Rio Vermelho
No Rio Vermelho, a Casa oferece, a partir das 10h, a visita guiada “Amados Animais”, que apresenta aos pequenos os bichos que marcaram a vida e a obra da família Amado. Entre memórias e histórias, os visitantes poderão descobrir como cães, gatos, pássaros e outros companheiros inseparáveis foram também fonte de inspiração para os livros de Jorge Amado e Zélia Gattai. À tarde, às 15h, acontece a “Amada Gincana”, inspirada na vida e obra do casal de escritores. Por meio de jogos, desafios e atividades lúdicas, as crianças exploram os ambientes da casa, conhecem personagens marcantes e vivenciam a atmosfera cultural dos autores. O espaço funciona das 11h às 15h30.
Cidade da Música da Bahia
No bairro do Comércio, a Cidade da Música promove, às 11h, a “Caça ao Tesouro”, em que os participantes serão convidados a desvendar pistas, completar desafios e conhecer curiosidades sobre a história musical da Bahia. Às 15h, o espaço recebe o projeto Música Viva – Show de Talentos Ibeji, uma edição especial dedicada ao Dia das Crianças. Nela, pequenos artistas sobem ao palco para mostrar habilidades musicais, de dança e expressão artística, transformando o local em um palco de diversão e aprendizado para toda a família.

Cidade da Musica | Foto: Embratur/Sebrae
Casa das Histórias de Salvador
Ao longo de outubro, a Casa das Histórias, localizada na Rua da Bélgica, nº 2, no Comércio, apresenta uma programação educativa que articula memória, cultura, artes e infância. As atividades são gratuitas e abertas ao público, reunindo oficinas, cineclube, vivências artísticas, cursos e contações de histórias que celebram a diversidade cultural e incentivam práticas educativas inclusivas. As inscrições podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram da Casa. Na sexta (10), às 14h, ocorre o Contar e Brincar: Desvendando a Arte da Cultura Popular, na Sala Imersiva, com a equipe da Garatuja Recreação. A atividade aproxima as crianças das narrativas da cultura afro-brasileira por meio da contação de histórias e do brincar. No sábado (11), às 14h, o Auditório Makota Valdina recebe o Curso de Teatro Infantojuvenil, ministrado por Tânia Soares, professora, doutoranda e mestra em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) e cofundadora da Cia Teatro Griô. A atividade introduz o universo teatral de forma criativa, estimulando a criação de personagens e cenas. O destaque do mês é “Bem-vindos à Casa da Imaginação!”, nos dias 11 e 12, das 9h às 16h, na Sala Imersiva. A experiência convida as crianças a embarcarem em uma jornada pelo mundo da imaginação, com projeções lúdicas e interativas que remetem à magia da infância.
Memorial 2 de Julho
Localizado na Lapinha, o museu realiza, às 15h, o projeto Mediador Mirim, em que uma criança conduz a visita pelo espaço, compartilhando percepções, curiosidades e interpretações sobre a história e o acervo do Memorial. A experiência é lúdica e educativa, valorizando a expressão, a criatividade e o olhar singular dos pequenos.

Espaço Carybé das Artes fica no Forte São Diogo, no Porto da Barra
Espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes
Nos Espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, e Carybé das Artes, no Forte São Diogo, ambos no Porto da Barra, será realizada, às 14h, a Gincana dos Artistas, encerrando a programação do Dia das Crianças com brincadeiras e aprendizado em meio à arte.