O Afrochefe Jorge Washington comanda, no próximo dia 11 de janeiro, a primeira edição do ano do Culinária Musical. O evento será realizado a partir das 12h, na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho, e terá uma apresentação especial do Sarau Brilho Negro, projeto cultural da cantora, compositora e pesquisadora, Juliana Ribeiro. Na ocasião, a artista receberá as participações das cantoras Alobened e Noemi Bastos e do poeta, compositor e escritor Juraci Tavares.
O Sarau Brilho Negro reúne cinco linguagens artísticas — poesia, teatro, dança, música e performance —, em uma celebração vibrante da diversidade e potência da música preta brasileira. No repertório, Juliana apresenta canções autorais junto com clássicos de Milton Nascimento Djavan, Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Tincoãs, Gilberto Gil, Lazzo Matumbi, assim como as divas Elza Soares, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara e Dona Dalva Damiana.
A abertura fica por conta de Bella Guerra, cantora, compositora e violonista mineira que traz em sua obra autoral estéticas de ijexá, afoxés e sambas, em uma apresentação marcada por suingue no corpo, ao mesmo tempo que oferece uma atmosfera intimista em seus temas profundos.
A programação inclui ainda sessão de autógrafos do livro “Sorria, você está sendo… – Cartuns nada cordiais sobre racismo e outros absurdos”, do cartunista, caricaturista e ilustrador Cau Gomez, um dos artistas visuais mais respeitados e premiados de sua geração. Lançada no início de dezembro, a obra é composta por cartuns, charges e ilustrações autorais que abordam de forma crítica e sensível os temas do racismo e das violências na sociedade.
Menu
O Afrochefe Jorge Washington iniciará o ano preparando sua famosa Dobradinha, além dos tradicionais Arrumadinho de Fumeiro e de Bacalhau e a Casquinha de Siri. No Cantinho da Empreendedora, estará o Ateliê Liene Artes, artesã referência na criação de caixas em MDF personalizadas, bonecas de pano e especialista na confecção de imagens religiosas.