A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está intensificando as chuvas em estados como Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Em Salvador, a previsão do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec) indica chuvas moderadas a fortes, com raios e trovoadas, até a próxima quarta-feira (15).
Nas últimas 24 horas, bairros como Patamares e Palestina registraram acumulados de até 28,8 mm de chuva em apenas seis horas. Durante o mesmo período, foram realizadas 66 vistorias pela Defesa Civil, incluindo 27 ameaças de deslizamento e 12 orientações técnicas.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) reforçou ações preventivas, como a vistoria de áreas de risco e a manutenção de sirenes de alerta em 14 regiões vulneráveis. Técnicos habilitados pelo CREA/CAU estão de plantão 24 horas para atender emergências e enviar demandas de intervenção aos órgãos competentes.
Além disso, a Limpurb está intensificando a colocação e renovação de lonas em encostas e realizando limpezas emergenciais. Já a Secretaria de Manutenção (Seman) atua na limpeza de bueiros e canais, além de realizar podas preventivas.
A Codesal emite alertas diários via SMS e WhatsApp para manter a população informada. Para receber as atualizações, basta enviar o CEP para o número 40199.
A recomendação é que os moradores evitem áreas de risco, como encostas e locais alagados, e se mantenham atentos às orientações dos canais oficiais. Em casos de emergência, o número 199 está disponível 24 horas.