Celebrando um ano de funcionamento, a Galeria Mercado tem se consolidado como um dos principais atrativos turísticos da capital baiana. Localizado no subsolo do Mercado Modelo, o espaço já registrou mais de 150 mil visitas com público diverso, entre baianos, turistas de todo o Brasil e de mais de 40 países dos cinco continentes. Para comemorar, nesta sexta-feira (10), a entrada no equipamento será gratuita. A partir das 15h, o público poderá participar de um bate-papo com o artista Vinícius S.A., que assina a obra “Lágrimas”, e a fotógrafa Amanda Tropicana, responsável pela fotografia exposta do cantor, compositor e instrumentista, Chocolate da Bahia, para compartilharem as histórias por trás de suas obras e como elas se conectam com o espaço da Galeria e com a cidade. Os ingressos podem ser retirados através da plataforma Sympla
Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, celebrar o aniversário do espaço é extremamente significativo. “Colocamos luz e arte num subsolo que estava há anos abandonado, e hoje temos o equipamento cultural mais visitado da cidade, um dos mais visitados do país, e tudo com artistas baianos de diversas gerações e com a história do próprio lugar. A Galeria Mercado é exemplo do poder de transformação que a cultura tem”, disse.
Sobre a importância do projeto e o impacto cultural do equipamento, a curadora Thais Darzé destaca a singularidade dessa realização. “Foi uma experiência única curar e ser uma das idealizadoras desse espaço, que hoje interage com a cidade de uma forma muito potente, dialogando com nosso povo, nossa gente, nossa ancestralidade e, principalmente, valorizando e resgatando nossa memória”, declara.
Transformação
O subsolo do Mercado Modelo ficou desativado por mais de 10 anos. Para abrigar a Galeria Mercado, a Prefeitura realizou a restauração de toda a estrutura das arcadas em pedra e recompôs o acesso ao subsolo, implantando um sistema de renovação do ar e criando ilhas de conforto climatizadas, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar a beleza e a grandiosidade do edifício que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Com curadoria de Thais Darzé, a Galeria foi idealizada como um espaço dedicado à preservação da história do Mercado Modelo, ressaltando figuras de grande relevância para sua trajetória, como Camafeu de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois, Mãe Senhora e Mestre Caiçara, entre outros. Além disso, busca consolidar-se como mais um importante local no panorama cultural e artístico de Salvador.
De acordo com a Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo, a grande circulação de visitantes no equipamento cultural também gerou impacto positivo para os 263 lojistas do mercado. Já passaram pelo equipamento o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Leandro Grass, e personalidades como o artista plástico Vik Muniz, a atriz e apresentadora Regina Casé, a atriz Glória Pires, o casal de atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, o cantor Xande de Pilares e o chef francês Claude Troisgros.
Espaço expositivo
O acervo permanente da Galeria conta com obras de artistas renomados como Mário Cravo Jr., com suas esculturas “Exú” e “Cabeça”, parte da série Cabeças de Tempo, Rubem Valentim, com a Série Templo de Oxalá, e a instalação Lágrimas, de Vinícius S.A., composta por 15 mil lâmpadas recicladas, que se tornou a queridinha do público visitante. Além disso, o espaço reúne um levantamento histórico sobre o Mercado Modelo, seus antigos edifícios e o resgate das principais personalidades que marcaram a história do local, incluindo a história do subsolo do mercado.
O programa educativo, desenvolvido juntamente com a Casa das Histórias de Salvador, desempenha um papel fundamental na ampliação e consolidação da produção de conhecimento com o objetivo de transformar o espaço expositivo em algo vivo, dinâmico e acessível. Por meio de mediações e atividades lúdicas, o programa educativo, implementado no mês de outubro, já realizou 18 ações de estímulo à conexão do visitante com as obras e acervos, tornando a experiência mais significativa. Além de oferecer recurso didático-pedagógico junto às instituições de ensino e sociais, promovendo a construção do saber de forma contínua e inclusiva para diferentes públicos.
Funcionamento
A Galeria Mercado é um equipamento cultural da Prefeitura de Salvador, gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil. O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 18h (última entrada até as 17h30), e aos domingos, das 10h às 14h (última entrada até as 13h30). Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.