O renascimento da Rua Chile – antiga Rua Direita das Portas de São Bento, do século XVI – desponta como fato marcante na recuperação do Centro Histórico de Salvador. Agora, o local acaba de ganhar a Usina de Arte, galeria focada na riqueza da cultura popular brasileira. A loja funciona dentro do Palacete Tira-Chapéu, conectando nossa arte e história a questões de sustentabilidade e inspirando novos olhares para artista como Ismael de Dedé.
Mestre da arte popular brasileira, ele transforma madeira em narrativas profundas do sertão nordestino. Suas esculturas unem o rústico ao simbólico, reinterpretando a cultura, os mitos e a identidade nordestina com traços expressivos e desproporcionais. Cada peça carrega histórias que dialogam com tradição, sustentabilidade e o espírito de sua comunidade.
“Aqui, tradição e inovação caminham juntas, inspirando reflexões e transformando perspectivas. Nosso espaço é uma ponte que une o Brasil a si mesmo e ao mundo”, diz postagem feita no Instagram da empresa.
Antigo prédio da Associação dos Empregados no Comércio, o Tira-Chapéu abriga um diversificado centro gastronômico e cultural.