As aclamadas atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam Lina Bo Bardi (1914-1992) em “Isaac Julien: Um maravilhoso emaranhado”, uma das quatro exposições do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand que vão abrir o novo Edifício Pietro Maria Bardi, em março. Inédita no país, a vídeo-instalação do artista e cineasta inglês Isaac Julien estará em cartaz até agosto.
Apresentada pela primeira vez em Londres, em 2019, a obra é composta por nove projeções simultâneas em telas de grandes formatos. Os vídeos captam imagens de edifícios icônicos da arquiteta e designer modernista, realçando a dimensão poética e as ideias sociais, políticas e culturais de Lina, junto a reflexões filosóficas formuladas em artigos e cartas de sua autoria.
Gravado em São Paulo e em Salvador, o trabalho ainda apresenta uma coreografia especialmente encenada pelo corpo de baile do Balé Folclórico da Bahia e performances do coletivo de arte brasileiro Araká. O ator, diretor, dramaturgo e co-fundador do Teatro Oficina, Zé Celso, também participa do filme. A trilha sonora foi criada pela compositora germano-espanhola Maria de Alvear.
Serviço
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, São Paulo;
Telefone: (11) 3149-5959;
Horários: terças grátis e primeira quinta-feira do mês grátis; terças, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas;
Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos;
Ingressos: R$ 75 (entrada) e R$ 37 (meia-entrada).