Bahia ganha nova área de soltura de animais silvestres, inclusive com status de ameaça

Bahia ganha nova área de soltura de animais silvestres, inclusive com status de ameaça

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Divulgação/Bracell

Publicado em 19/04/2024 às 18:47 / Leia em 2 minutos

Uma área no município de Água Fria, na Fazenda Raiz, a 159 km de Salvador, ganhou status de nova Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS). No bioma Caatinga, com 678 hectares, a propriedade pertencente à Bracell é a quarta certificada para a reintegração de fauna recuperada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia.

No dia 9 de abril, só na primeira soltura, foram reintegrados seis jibóias (Boa Constrictor), um pássaro asa-branca (Picazuro Patagoniensis), um pássaro-preto (Gnorimopsar Chopi) e três cardeais-do-nordeste (Paroaria Dominicana).

“Esta nova ASAS amplia a oferta de áreas preparadas para a reintrodução da fauna adaptada para este complexo ecossistêmico. As ASAS da Bracell têm suas dinâmicas populacionais monitoradas pelo Programa de Monitoramento da Biodiversidade, implantado pela companhia desde 2016. Estes são ambientes conservados e seguros para o sucesso da reintrodução dessas espécies”, destaca Igor Macedo, biólogo e especialista em Meio Ambiente da produtora de celulose.

“Essa nova área de soltura, conservada e segura, vai levar mais vida aos ambientes naturais e dar um novo lar para essa gama de espécies”, reforça Joedson Silva, coordenador de Meio Ambiente e Certificações da Bracell, para quem a criação de mais uma ASAS tem uma função devolutiva à sociedade e ao ambiente natural.

Os mais de 1.000 animais já reintegrados pelo Inema em parceria com a empresa em suas quatro ASAS são de 102 espécies diferentes, quatro delas com status de ameaça e outras três de importância para a medicina. Além da Fazenda Raiz, as demais áreas oficiais de soltura são o Projeto Cachoeira, no município de Entre Rios; o Projeto Sergipe, em Jandaíra; e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, em Entre Rios e Itanagra.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe