Uma aeronave da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo caiu próximo a Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25). A informação foi divulgada por agências de notícias russas, com base em informações do Ministério de Emergências do Cazaquistão. O avião foi fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).
A aeronave seguia de Baku, capital do Azerbaijão, à cidade russa de Grózni, capital da Chechênia. Segundo a companhia aérea, o avião, modelo Embraer 190, que fazia o voo J2-8243, foi forçado a realizar um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade cazaque de Aktau.
De acordo com a Associated Press (AP), até a manhã desta quarta-feira (25), a informação é de que 28 pessoas sobreviveram, enquanto 22 ficaram feridas e foram hospitalizadas. Ainda segundo a agência, mais de 30 pessoas morreram, até a última atualização.
Informações preliminares apontam que o piloto precisou fazer um pouso de emergência após uma colisão com um pássaro. Uma comissão governamental foi criada para investigar o ocorrido.
Do total de pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco eram membros da tripulação. Cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão estavam na aeronave. Os sobreviventes, que foram levados para um hospital próximo, estavam em uma parte da fuselagem que permaneceu intacta após o acidente.
O presidente russo Vladimir Putin expressou suas condolências a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pela perda de vidas no acidente, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. “Simpatizamos profundamente com aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente aéreo e desejamos uma rápida recuperação a todos que conseguiram sobreviver”, declarou.
Veja vídeo do momento da queda: