Ascânio MMM, Gisela e João Roberto Marinho, Lauro Cavalcanti e Patricia Veiga
A Casa Roberto Marinho acaba de estrear uma nova exposição de arte contemporânea. Desta vez, a sede do instituto cultural, localizada na antiga residência do fundador do Grupo Globo, no Cosme Velho, recebe cem obras do artista plástico Ascânio MMM, na exposição ‘Geometria inquieta’.
Português de Fão e radicado no Rio de Janeiro desde 1959, Ascânio Maria Martins Monteiro é um dos expoentes do Construtivismo no Brasil. Aos 83 anos, tem seis décadas de produção – em que mescla arquitetura e escultura – contadas em mostra inédita com curadoria de Lauro Cavalcanti, diretor do Instituto Casa Roberto Marinho.
Além de alguns dos trabalhos mais representativos do escultor, ‘Geometria inquieta’ inclui uma reprodução do seu ateliê, localizado no bairro do Estácio, no Rio, e uma sala especial com obras manipuláveis. Parte das esculturas está exposta nos jardins da Casa Roberto Marinho, originalmente projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.
Filho de Roberto Marinho e vice-presidente do Grupo Globo, João Roberto prestigiou a abertura da mostra, no último dia 14 de dezembro. Ele estava acompanhado da esposa, Gisela Marinho.