Venda de livros no Brasil cresce pela primeira vez em 10 meses, impulsionada pela Semana do Consumidor

Venda de livros no Brasil cresce pela primeira vez em 10 meses, impulsionada pela Semana do Consumidor

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação, com informações do jornal O Globo

Reprodução/Rudy Issa | Unsplash

Publicado em 18/04/2024 às 20:07 / Leia em 2 minutos

Após meses de queda, o mercado de livros finalmente registrou um crescimento nas vendas. Segundo dados do Painel de Varejo de Livros, elaborado pela Nielsen Book e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), a comercialização de livros no Brasil aumentou 8,95% no terceiro período deste ano (27/2 a 26/3), em comparação com o mesmo período de 2023. No total, foram vendidos 5.044.068 livros, 400 mil a mais do que no ano passado.

O faturamento das editoras também acompanhou a alta, crescendo 15,95% e alcançando R$ 245 milhões. Apesar do resultado positivo, o preço médio dos livros segue em elevação, com um aumento de 6,42%, chegando a R$ 48,65 por unidade.

Os especialistas atribuem o crescimento nas vendas às promoções realizadas durante a Semana do Consumidor, em março. De acordo com a pesquisa, o desconto médio dos livros no período foi de 25,96%, 2,36% superior ao registrado em março de 2023.

Apesar do resultado positivo no terceiro trimestre, o acumulado do ano ainda indica queda de 3,01% nas vendas em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Já o faturamento do setor no período acumula crescimento de 8,65%.

Para o presidente do SNEL, Dante Cid, os resultados indicam que o mercado livreiro está em recuperação e demonstram uma perspectiva otimista para o ano de 2024. “Temos que comemorar a volta do crescimento depois de um período de declínio”, afirma Cid em nota. “Esse crescimento acontece não por acaso no período da Semana do Consumidor, o que demonstra que o mercado consumidor está atento e que podemos explorar outras oportunidades como essa”, completa.

A pesquisa aponta que o cenário é promissor para o setor livreiro, com a expectativa de que a retomada do crescimento se mantenha nos próximos meses.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe