A atriz Cate Blanchett foi até Porto Alegre, Taquari e Cruzeiro do Sul, regiões do Rio Grande do Sul severamente impactadas pela enchente que devastou o estado em maio de 2024. A australiana visitou as áreas como Embaixadora da Boa Vontade da Agência da ONU para Refugiados (Acnur). Ela cumpriu agenda no Brasil entre segunda (16) e quarta-feira (18), e, segundo a Acnur, já retornou ao Reino Unido.
Em meio aos compromissos, Cate teve a oportunidade de dialogar com refugiados e brasileiros afetados pelas inundações e ver de perto algumas das iniciativas lideradas por refugiados para apoiar as vítimas.
Em Porto Alegre, ela esteve no bairro Sarandi, uma das áreas mais atingidas pela água, onde a maior parte das residências foi devastada. A atriz também se encontrou com o governador Eduardo Leite (PSDB), para uma conversa que, segundo a Acnur, teve como foco a discussão sobre os impactos das mudanças climáticas e seus efeitos nas populações mais vulneráveis.
Cate Blanchett também visitou as cidades de Taquari e Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, que foram fortemente atingidas pelo colapso. Ao todo, das 497 cidades gaúchas, 472 foram atingidas pela enchente, causando transtornos a mais de 2,3 milhões de pessoas, de acordo com a Defesa Civil gaúcha.
Com o ato, a atriz demonstra outra vez manter uma conexão amorosa e de respeito com o Brasil, como quando citou a escritora Clarice Lispector em discurso de premiação.