Uma cidade desembarca em Salvador: mais de 70 mil turistas são esperados no início do verão

Uma cidade desembarca em Salvador: mais de 70 mil turistas são esperados no início do verão

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Maysa Polcri para CORREIO

Marina Silva/CORREIO

Publicado em 17/12/2024 às 17:38 / Leia em 4 minutos

Não dá mais para evitar sinais da chegada da estação mais quente do ano, que começa neste sábado (21). Clima abafado, programação cultural agitada e, é claro, chegada de turistas de diferentes cantos do mundo. Se você ainda não estiver convencido, basta dar uma passada no Terminal Náutico de Salvador, no Centro Histórico. É quase certo encontrar um grupo de visitantes cantando Prefixo de Verão com os braços para cima. Mais de 70 mil turistas vindos de cruzeiros vão desembarcar na capital baiana entre esta terça-feira (17) e o final de janeiro.

É como se todos os moradores de Conceição do Coité resolvessem, de uma hora para outra, se instalar em Salvador. Eles ainda poderiam trazer mais 2.239 amigos, parentes ou conhecidos. Isso porque a população da cidade é de 67.825, segundo o último Censo, e 70.064 turistas são esperados em cruzeiros com passagem pela capital.

O número de visitantes supera a quantidade de moradores de 93% das cidades baianas. São mais pessoas dos que habitantes de cidades conhecidíssimas, como Bom Jesus da Lapa (65,5 mil), Cruz das Almas (60,3 mil) e Santo Amaro (56 mil), terra natal de Caetano e Bethânia. É gente para perder de vista.

Só nesta terça-feira (17), dois navios de turismo atracaram em Salvador, trazendo 8.850 viajantes de diferentes estados brasileiros. O MSC Orchestra, com 2.550 passageiros, veio de Ilhéus, no sul do estado. Já o MSC Grandiosa trouxe 6,3 mil pessoas de Búzios (RJ). A partir das 8 horas, passageiros começaram a pisar em terra firme. Foram recebidos por vendedores ambulantes, guias de passeio e taxistas. Em frente ao terminal náutico, um passeio até o Farol da Barra era vendido por R$ 150 a uma família.

O administrador paulista Arthur Nunes desembarcou pela segunda vez em Salvador nesta terça-feira (17). Há quatro anos, ele veio a trabalho, mas não conseguiu aproveitar as atrações da cidade. “Dessa vez, quero pelo menos comer um acarajé”, comentou. A passagem dos turistas de cruzeiro pela cidade é rápida. Os viajantes têm, em média, dez horas livres para passear até o horário estabelecido para o retorno.

“Quando vim para trabalhar, não consegui aproveitar muito. A ideia é conhecer um pouco mais da cidade, conhecer alguns pontos turísticos. Espero que dê tempo”, completou Arthur. A pressa era tanta que os outros turistas que o acompanhavam sequer pararam enquanto o paulista conversava com a reportagem.

Até o dia 28 de janeiro, 17 navios de cruzeiro vão atracar no Terminal Náutico de Salvador. Quase todos fazem esquema de cabotagem: quando a viagem tem início e término em porto nacional, com trânsito exclusivo em portos brasileiros. A exceção é o MSC Magnifica, que inicia a viagem em Cabo Verde e atraca em Salvador no dia 19 de janeiro.

Os turistas, estrangeiros ou nacionais, são recebidos por equipes da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deltur), empregadas na Operação Verão 2024. Ao todo, 15 policiais bilíngues atuam no acolhimento e registros de ocorrências de visitantes internacionais. Ações preventivas, ostensivas e de inteligência estão sendo realizadas pelas forças de segurança nas regiões do Centro Histórico, Mercado Modelo, Farol da Barra, entre outros pontos turísticos de Salvador.

Chegada de turistas deve superar o período pré-pandemia

A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) prevê que 3,4 milhões de turistas visitem a cidade até março de 2025. Se a expectativa for concretizada, será a primeira vez que a marca de viajantes vai superar o verão de 2020 – o último antes da pandemia. Naquele ano, foram 3,2 milhões de turistas.

A projeção faz parte do estudo do Observatório do Turismo de Salvador baseado em dois tipos de cenários: conservador, de acordo com a manutenção das atuais condições mundiais, e otimista, no qual os indicadores são favoráveis às atividades turísticas com uma possível melhora nas condições atuais. No cenário conservador, a estimativa é de 3,2 milhões de visitantes.

Leia mais notícias no CORREIO.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe