Estudantes baianas desenvolvem canudo comestível sustentável à base de gelatina e frutas

Estudantes baianas desenvolvem canudo comestível sustentável à base de gelatina e frutas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 16/12/2024 às 11:15 / Leia em 2 minutos

Unindo inovação e sustentabilidade, as estudantes baianas Ana Clara Santana e Ana Clara Santos criaram um canudo comestível que tem como base o amido de milho, gelatina e frutas. O produto, desenvolvido nos sabores morango, uva e laranja, é uma alternativa para reduzir o impacto ambiental dos tradicionais utensílios de plástico e promete servir até como sobremesa.

De acordo com as estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, em Ipiaú, no sul da Bahia, a ideia surgiu em dezembro de 2023 e o utensílio começou a ser testado e produzido em abril deste ano. Para o futuro, o plano é criar também o canudo sabor chocolate, além de desenvolver embalagens que chamem a atenção e tornem o produto atrativo.

“Queremos que as pessoas tenham desejo de consumir, para então comprarem, por isso, entendemos que a aparência é algo essencial e que precisa ser melhorado”, pontuou Ana Clara Santos, em entrevista ao g1.

O produto inovador, que é produzido dentro do laboratório de alimentos do colégio, com orientação das professoras Maysa Lobo e Rosilma Rodrigues, pode ser utilizado em bebidas geladas por até duas horas, mas não em quentes. Além disso, na geladeira, fica conservado de 7 a 8 dias.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia