Festa da Conceição da Praia, Lavagem do Bonfim, Yemanjá… Quem vive em Salvador ou se interessa pela cidade sabe que o calendário de festas de rua é um pilar fundamental de nossa cultura. E foi justamente essa essência soteropolitana que instigou Carybé a capturar o cotidiano por meio de desenhos, pinturas, ilustrações, gravuras e tantos outros formatos de arte.
O mais brasileiro dos argentinos abre nesta quinta-feira (19), às 18 horas, uma exposição no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. A entrada é gratuita. A mostra, com visitação aberta a partir de sexta (20), das 10h às 18h, apresentará mais de 300 peças do acervo do MAB. Destas, 268 obras são de Carybé.
Grande parte da exposição contém desenhos inéditos do artista multifacetado, encomendados por Anísio Teixeira, quando foi Secretário de Educação e Saúde, e doados à instituição. As peças estarão organizadas em séries de festas populares e vida cotidiana de Salvador (Pesca de Xaréu, Água de Meninos e Rampa do Mercado, por exemplo).
Posteriormente, esses desenhos deram início à Coleção Recôncavo, publicações de 10 cadernos com desenhos do artista, feitos em meados do século XX.
Ver essa foto no Instagram