Salvador sediou, nesta quinta-feira (13), a primeira procissão marítima em homenagem a Virgem de Guadalupe, padroeira das Américas. A celebração, que promete entrar no calendário de festas populares da Bahia, começou com a saída de embarcações do Terminal Náutico e da Bahia Marina, seguindo até a Ilha dos Frades.
A primeira edição foi realizada pela Fundação Baía Viva, Andrea Velame e o Restaurante Preta. A celebração marcou a condução e instalação de uma imagem da Nossa Senhora de Guadalupe na capela que leva o nome da Santa, na Ilha dos Frades. A obra é assinada pelo artista Vik Muniz, que se inspirou na tradição, fé e elementos do culto a Guadalupe.
“A iniciativa não é só para a gente reforçar o turismo simplesmente. É também para fazer uma retomada das nossas tradições, principalmente das procissões marítimas que sempre foram tradicionais na Baía de Todos-os-Santos. Fazer a procissão neste momento, abrindo o Verão, no dia de Nossa Senhora do Guadalupe, com uma obra doada por Vik Muniz, traz todos os holofotes para a Bahia”, ressaltou Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, em entrevista ao Alô Alô Bahia.
Além da procissão marítima, a programação contou ainda com cortejo, visita ao Casarão das Artes Ilha dos Frades e show do cantor Jau no Restaurante Preta. Veja fotos e confira quem esteve por lá: