Um grafite feito há mais de um mês, na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, viralizou nas redes sociais, nesta semana. Na arte, o Papa Francisco aparece sorrindo, em um banquete com a figura do diabo.
A arte de João Vasconcelos só repercutiu na terça-feira (10), após um professor da instituição fazer uma postagem em uma rede social, furando a bolha da universidade.
“Baita desrespeito a um líder religioso, sem nenhuma necessidade e com a falsa argumentação de que se trata de arte. Seria esse o principal problema social que deveria estar retratado na coluna de uma universidade pública?”, diz um dos comentários da publicação.
O grafite foi feito na entrada do prédio, em uma área conhecida como “varandinha” da Facom, onde outros grafites se misturam aos estudantes reunidos.
Após a polêmica, João Vasconcelos publicou uma nota de esclarecimento nas redes sociais. “A pintura em questão não foi criada com intuito de desrespeitar crenças ou promover qualquer tipo de intolerância religiosa. A ideia central era abordar a dualidade humana e o diálogo entre opostos”, escreveu.
A Faculdade de Comunicação não se manifestou sobre como funciona a autorização de pinturas no local e nem, se o grafite será mantido ou não.