O ministro da Casa Civil, Rui Costa, falou sobre a recuperação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi submetido a uma cirurgia de emergência no último dia 10 de dezembro. Através das redes sociais, Rui contou que conversou por chamada de vídeo com Lula e falou sobre as expectativas para que ele retome os trabalhos.
“Ontem, conversei por videochamada com o presidente @lulaoficial e ele estava com o bom humor de sempre. Hoje, ele já realizou o novo procedimento e está muito bem. Em breve, ele estará de volta a Brasília para continuar cuidando do Brasil e dos brasileiros”, escreveu Rui.
Ontem, conversei por videochamada com o presidente @lulaoficial e ele estava com o bom humor de sempre. Hoje, ele já realizou o novo procedimento e está muito bem. Em breve, ele estará de volta a Brasília para continuar cuidando do Brasil e dos brasileiros. pic.twitter.com/M31zIembXG
— Rui Costa (@costa_rui) December 12, 2024
Após ser submetido a uma cirurgia de emergência para tratar de uma hemorragia intracraniana, o presidente Lula passou por um novo procedimento cirúrgico na manhã desta quinta-feira (12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o médico Roberto Kalil, a operação começou por volta das 7h30 e finalizou às 8h30, sem intercorrências. Lula foi submetido a uma embolização da artéria meníngea média, uma espécie de cateterismo, para impedir novos sangramentos na cabeça.
De acordo com a equipe médica, este tipo de procedimento é comum em pacientes que se submetem à drenagem de hematoma cerebral, cirurgia que Lula fez na madrugada do último dia 10. “É um procedimento de baixo risco e que foi muito discutido entre a equipe médica“, explica Kalil. A expectativa é que o presidente deixe a Unidade de Terapia Intensiva em até dois dias e volte para Brasília no início da próxima semana.