Gerido pelo Einstein, Hospital Ortopédico da Bahia realiza mutirão de cirurgias em crianças com Síndrome Congênita de Zika

Gerido pelo Einstein, Hospital Ortopédico da Bahia realiza mutirão de cirurgias em crianças com Síndrome Congênita de Zika

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 12/12/2024 às 10:30 / Leia em 2 minutos

O Hospital Ortopédico da Bahia, unidade pública estadual gerida pelo Einstein, inicia, neste sábado (14), um mutirão de cirurgias ortopédicas em crianças com Síndrome Congênita de Zika. A medida, que faz parte de uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, visa reduzir a espera por intervenções de quadril em crianças afetadas pela condição. Ao todo, serão atendidos 45 pacientes entre 5 e 9 anos.

A Síndrome Congênita de Zika é caracterizada por um conjunto de anomalias que podem incluir alterações cerebrais, osteomusculares e neuropsicomotoras. A condição vem acometendo, desde 2015, bebês cujas mães contraíram a doença ou manifestaram sintomas durante a gestação. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2015 e 2024, foram confirmados 1.828 casos em todo o país.

Entre as alterações osteomusculares sofridas pelas crianças com a síndrome, a principal é a subluxação – desalinhamento parcial – do quadril. Problemas ortopédicos graves nos pés, pernas e mãos também foram identificados como consequências da infecção. “A cirurgia é importante para devolver a qualidade de vida aos pacientes e aos cuidadores, além de evitar problemas futuros como dores, dificuldades de se locomover e até sentar”, declara Matheus Azi, gerente médico ortopedista do hospital.

O HOB fará também a reabilitação dessas crianças após a realização das cirurgias. A expectativa é que os pacientes tenham alta hospitalar em até quatro dias. “A unidade está preparada para oferecer o cuidado integral para as crianças vítimas da Zika e aos cuidadores, com reabilitação, orientações e apoio psicológico”, afirma Roger Monteiro, diretor médico do Hospital.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia