A Fifa confirmou, nesta quarta-feira (11), que a Copa do Mundo de 2030 será disputada na Espanha, Marrocos e Portugal. Na avaliação técnica feita pela entidade máxima do futebol, os países receberam uma nota média de 4,2. Entre os principais pontos de atenção, estão questões relacionadas aos estádios, acomodação e transportes. Além disso, três jogos serão realizados na América do Sul como parte da Celebração do Centenário, pelos 100 anos do primeiro Mundial. As partidas serão realizadas no Uruguai, Argentina e Paraguai, na semana anterior à abertura oficial do Mundial.
“Estamos levando o futebol para mais países e o número de equipes não diluiu a qualidade. Na verdade, ela aumenta as oportunidades”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino. “Qual melhor modo de celebrar o 100º aniversário em 2030 do que ter uma Copa do Mundo em seis países, três continentes, com 48 seleções e 104 partidas épicas? O mundo vai ficar em pé para celebrar os 100 anos de Copa do Mundo”, acrescentou.
A Copa do Mundo de 2030 será disputada em 20 estádios, sendo 11 na Espanha, seis no Marrocos e três em Portugal. Ao todo, 17 cidades receberão as disputas, sendo nove espanholas, seis no Marrocos e duas em Portugal.