O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nesta quarta-feira (11), mudanças em três secretarias e na Chefia de Gabinete, marcando uma nova etapa em sua gestão. Uma das alterações mais aguardadas foi a saída de André Curvello da Secretaria de Comunicação (Secom), após mais de uma década à frente da pasta.
Com um orçamento de cerca de R$ 140 milhões, a Secom se tornou um ponto de disputa entre aliados do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do senador Jaques Wagner, ambos do PT. A movimentação para retirar Curvello, que tem ligação com Rui, foi articulada por Lucas Reis, chefe de gabinete de Wagner, e Éden Valadares, presidente do PT baiano.
Curvello agora assume a comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a convite do presidente do órgão, Ricardo Alban. Luciano Suedde, chefe de gabinete da Secom, assume interinamente a secretaria.
Outras mudanças incluem a nomeação de Adolpho Loyola para a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), substituindo Jonival Lucas. Loyola deixa a Chefia de Gabinete, que será ocupada por Maurício Weidgenant, até então subchefe. Na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos assumirá o comando no início de 2025, sucedendo Davidson Magalhães.
Jerônimo justificou as mudanças como parte de uma estratégia para intensificar as ações do governo. “Na próxima semana, devo anunciar mais nomes para a reforma do meu governo”, declarou o governador.