A Universidade Federal da Bahia (Ufba) ganhará um novo curso a partir de 2025. Trata-se do bacharelado em Engenharia de Transporte Terrestre, que será ofertado na Escola Politécnica, no campus de Ondina, em Salvador.
A nova graduação é um desdobramento do curso tecnólogo sobre a mesma temática que já existia na Ufba. A diferença entre eles é que o tecnólogo foca em uma área específica, preparando os alunos diretamente para o mercado de trabalho. Já o bacharelado oferece currículo mais amplo, que inclui aprofundamento em disciplinas teóricas e práticas.
“Ao longo dos últimos dois anos, a coordenação da Escola Politécnica entendeu que deveríamos mudar a concepção do curso. Essa é a mudança básica que ocorrerá, com o curso passando a ser um bacharelado em Engenharia Terrestre”, explica Nancy Vieira, pró-reitora de Ensino e Graduação da Ufba. Com a mudança, o curso tecnólogo deixará de existir.
A nova Engenharia da Ufba terá duração de 10 semestres e serão disponibilizadas 45 vagas no primeiro semestre de 2025. O tecnólogo tinha duração de seis semestres. Em 2024, a nota de corte do curso foi 585,45 para a ampla concorrência.