A robótica pode parecer um universo distante, mas está mais perto do que muitos imaginam. Apesar de avançar a passos ainda lentos no Brasil, há jovens brasileiros brilhantes que se destacam em competições como o Torneio Regional de Robótica FIRST LEGO League (FLL) Challenge e a seletiva do programa F1 in Schools, realizados durante o I Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O evento acontece na Escola SESI Djalma Pessoa, em Piatã, nos dias 13 e 14 de dezembro, sexta-feira e sábado. A programação é aberta ao público, que pode não apenas assistir aos torneios, mas também participar de oficinas gratuitas de robótica e interagir com robôs.
A modalidade FIRST LEGO League Challenge é a porta de entrada para o mundo da robótica. Ela desafia estudantes de 9 a 15 anos a desenvolverem soluções inovadoras, construindo robôs 100% feitos de LEGO, programados para cumprir uma série de missões.
Porque todo caminho dá no mar, o tema “Submerged” da temporada de 2024 foca no oceano. A ideia é de que as equipes encontrem formas criativas e robóticas para solucionar problemas ambientais marinhos. Os melhores da etapa regional serão selecionados para o torneio nacional e disputarão a chance de representar o país no campeonato mundial.
Recorde de inscrições
Nos dois dias de evento, a Escola SESI Djalma Pessoa se prepara para receber o maior FLL já realizado na Bahia, com um número recorde de 51 equipes inscritas, vindas de 16 cidades. Cerca de 383 alunos “marujos” e 100 técnicos “capitães” compõem as equipes que irão “navegar pelos cinco oceanos”.
A maioria dos competidores são estudantes do Ensino Fundamental II, na faixa etária de 11 a 14 anos, oriundos tanto de escolas particulares quanto públicas. Isso reflete o grande potencial das novas gerações brasileiras de robótica, que mostram ser possível transformar a realidade por meio do conhecimento.
Para Fernando Didier, líder técnico de Robótica Educacional do SESI Bahia e coordenador do Torneio de Robótica, a troca entre as equipes é um dos principais aspectos transformadores da robótica.“Essa troca permite com que os alunos consigam se espelhar em outros alunos, o que é muito rico. Eles percebem que são capazes de superar primeiro a si próprio, com suas dúvidas e medos, e depois, com a ajuda da sua equipe, desenvolver um trabalho em que um complete o outro”, avalia.
“Vemos que a Bahia está, cada vez mais, consolidando o número de equipes participantes do torneio e o tanto de oportunidades que a robótica oferece. Estamos com uma faixa etária muito interessante, de 9 a 15 anos, o que significa que tem uma safra nova de alunos começando bem cedo e que vão ter uma longevidade de mais 4 a 5 anos na robótica. Eu tenho absoluta certeza de que esses serão alunos muito diferenciados, não só para o seu colégio, mas para eles mesmos e para a sociedade”, conclui Didier.
Robótica para todos
Uma das várias iniciativas do SESI Bahia para tornar a ciência mais acessível no estado é o apadrinhamento de escolas públicas baianas, que são contempladas com o fornecimento de kit de robótica, mesa de competição, assessoria técnica e o treinamento de professores para ensinar robótica em sala de aula.
A partir deste apoio, viabiliza-se a participação de instituições da rede pública nos torneios, assim como gera a descoberta de jovens talentos que muitas vezes só precisam de uma oportunidade para brilhar. Na temporada “Submerged”, existem equipes apadrinhadas das seguintes localidades: Juazeiro, Guanambi, Alagoinhas e Vera Cruz. Já as equipes de Salvador são dos bairros de Itacaranha, Lobato e Bairro da Paz.
Durante o evento, visitantes poderão conhecer projetos de alto nível idealizados por crianças e adolescentes, sob o conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Um exemplo é o robô da equipe OCTO FLOWER, que simula uma tartaruga mãe, capaz de liberar mini robôs “filhotes” para coleta precisa de dados submarinos e, assim, contribuir para pesquisas sobre a acidificação dos oceanos.
Para o membro da equipe OCTO FLOWER, Thalisson Caio Ribeiro Santos, de 14 anos, a ciência é algo que desperta seu interesse desde pequeno. “É a minha primeira e última vez participando, já que estou no limite da idade permitida, o que faz essa temporada ser mais importante ainda para mim. Quando eu estava no Fundamental I, na feira de ciências da escola, acompanhei a criação de um robô movido a energia solar e isso me atraiu para a robótica e, posteriormente, me permitiu fazer os meus próprios robôs. Gostaria e planejo trabalhar com isso no futuro, e com o projeto de inovação, esse desejo só aumentou”, afirma.
F1 in Schools
Em meio às diversas atrações do I Festival SESI CTI, acompanhar corridas de Fórmula 1 é uma delas, porém não do jeito convencional. Desta vez, trata-se da competição F1 in Schools que, desde 2019, encoraja estudantes de 9 a 19 anos da rede SESI a criar uma empresa júnior, modelar uma réplica de carro de Fórmula 1, além de administrar uma escuderia e captar patrocinadores para competir em uma pista de corrida em miniatura. Este ano, o SESI embarcou a equipe Sevenspeed entre as três escuderias brasileiras classificadas para disputar o mundial que será na Arábia Saudita.
Meu primeiro robô
Com atividades para todas as idades, o festival traz oficinas com experimentações de robótica e exercícios de raciocínio lógico que o processo de construção de um robô envolve. As inscrições serão realizadas no próprio evento e acontecem dentro do BUZU TEC, um ônibus itinerante totalmente decorado de forma lúdica para criar uma experiência imersiva e pensado para levar a robótica até as escolas públicas. O espaço acolhe todos aqueles interessados em ter o primeiro contato com esse mundo e ver na prática as etapas da programação de um robô, bem como interagir com robôs em exposição.
O Festival SESI
Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia através da Escola SESI Bahia, o festival pioneiro tem dois objetivos claros: contribuir para o fortalecimento da educação científica e tecnológica do estado, ao tempo que cria um ambiente convidativo para expor projetos bem sucedidos de estudantes e pesquisadores de iniciação científica da Rede SESI de ensino e de outras instituições públicas e privadas de educação.
Serviço
I Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação
Quando: 13 e 14 de dezembro
sexta-feira (13), de 9h às 18h
sábado (14), de 9h às 15h
Onde: Escola SESI Djalma Pessoa, Avenida Orlando Gomes, 1737, Piatã, Salvador
Entrada gratuita, com retirada de Ingressos no Sympla ou no local
Estacionamento disponível na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com vans de translado para o festival partindo a cada 5 minutos. Estacionamento e translado gratuitos.