Curto Circuito das Artes ocupa cinco espaços culturais de Salvador neste mês de dezembro

Curto Circuito das Artes ocupa cinco espaços culturais de Salvador neste mês de dezembro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Jefferson Peixoto

Publicado em 09/12/2024 às 15:22 / Leia em 4 minutos

Em continuidade à proposta de ocupação dos espaços culturais do município com arte, cultura e diversidade, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove mais uma rodada do Curto Circuito das Artes, neste mês de dezembro. No balaio de atrações programadas para o último mês do ano, constam exposições, oficinas, visitas guiadas, laboratórios de dramaturgia e uma apresentação do conteúdo trabalhado nas áreas de artes plásticas, música, dança e dramaturgia, com o objetivo de democratizar a cultura em todos os cantos da capital baiana.

Até o dia 22 de dezembro, a exposição “Plantações de Autoestima” invade a Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), que também será alvo de uma visita guiada imersiva no dia 17 deste mês, a partir das 14h. Resultado da exposição itinerante do duo artístico Sagaz e Pipino, o projeto “Plantações de Autoestima” promove bate-papo e oficinas de grafite e outras técnicas artísticas, a exemplo de escultura, telas pintadas, instalações, ilustrações e intervenção de performance de dança, com o objetivo de conectar a arte urbana de Salvador com o trabalho realizado no interior do estado, apresentando e explicando semelhanças e diferenças culturais.

Oficinas – O projeto “Plantações de Autoestima” traz ainda uma série de oficinas ao longo deste mês. Na quarta-feira (11), o Espaço Boca de Brasa Centro recebe a Oficina de Grafite com o oficineiro Zureta, das 14h às 16h. No mesmo local e horário, desta vez no dia 18, a oficina será ministrada pelo oficineiro Niny.

A Casa do Benin, no Pelourinho, receberá outras cinco oficinas no período. Na sexta-feira (13), das 10h às 12h, acontece a oficina de noções básicas de criação de personagens, ministrada pelo oficineiro Patek. No mesmo dia, das 13h às 14h30, é a vez da oficina de Criação de Personagens, facilitada pelo oficineiro Black Shock. Das 14h30 às 16h, o espaço recebe a oficina de Grafite, através da professora oficineira Sista Katia.

Ainda na Casa do Benin, no sábado (14) ocorre as oficinas de Criação para Iniciantes: Mandala em Movimento, das 13h às 16h, pela oficineira Nath. Mais tarde, das 14h30 às 16h, é a vez do oficineiro Hard ministrar mais uma oficina de Grafite.

O espaço cultural receberá ainda a residência artística “Mergulho – O Poder do Som”, que acontece às 16h desta terça-feira (10), com o “Ritual de Iniciação – Evento de Abertura”. Entre os dias 11 e 20, das 10h às 15h, acontece o “Ritual Sonoro”.

Espaço Axé – No dia 13 de dezembro, o Espaço Axé, no bairro de Pau da Lima, recebe a Oficina de Marca Páginas criativos de papel, onde os participantes aprenderão a criar objetos em formato de animais, para utilizar como companheiros de leitura. As aulas acontecem das 9h às 11h, facilitadas pela oficineira Débora.

Café Nilda Spencer – Entre os dias 11 e 20 deste mês, o Café-Teatro Nilda Spencer, na Barroquinha, recebe uma série de intervenções vinculadas ao Curto Circuito das Artes, por meio da Residência: Temporada de Verão com as Liliths – Exercício de investigação teórico-prático. As ações programadas para o local compreendem laboratórios de dramaturgia, ensaios e apresentações públicas.

O Laboratório de Dramaturgia tem, nos dias 11 e 12 de dezembro, sempre das 13h às 16h30, os ensaios e a produção da apresentação pública do espetáculo, que será encenado no dia 13, às 13h30. O Laboratório II: Interpretação Teatral, ocorre entre os dias 16 e 20 de dezembro, sempre das 13h às 16h30, seguido do Laboratório Criativo com ênfase em Interpretação Teatral

Entre os dias 16 e 18, o Espaço Boca de Brasa Centro recebe a residência artística Design Thinking com Encenação Teatral Contemporânea. A iniciativa acontece por meio de um workshop público, nos dias 16 e 17, das 9h às 13h, seguido de um trabalho prático de pesquisa, entre os dias 16 e 18, das 13h às 16h.

O diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis, lembra que o Curto Circuito das Artes chega à segunda edição se consolidando como um festival de artes que reúne uma ampla diversidade de linguagens (teatro, dança, música, circo, artes visuais e performance) e de formato de atividades (exposições, espetáculos, residências artísticas e ações formativas). “Além disso, contribui para a dinamização de dez dos espaços culturais geridos pela FGM no Centro e nas regiões mais periféricas da cidade”, pontua.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia