O Voa Brasil, programa do governo federal que oferece passagens aéreas a preços acessíveis, contabiliza 20 mil bilhetes vendidos. Em sua primeira fase, a iniciativa contempla pessoas aposentadas pelo Instituto Nacional de Seguridade Social e a expectativa é ela seja estendida para estudantes de baixa renda ainda no primeiro semestre de 2025.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, as viagens foram feitas para 77 cidades. Entre os principais destinos escolhidos, estão Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte. As regiões Sudeste (com 44%) e Nordeste (40%) foram as mais procuradas. O Centro-Oeste foi destino de 8% das passagens emitidas; o Sul, 5%; e o Norte, 3%.
“Estes aposentados não voavam há pelo menos um ano e estão preenchendo assentos que estariam vazios, já que são disponibilizados pelas companhias aéreas em trechos de elevada ociosidade”, avalia o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.
Conforme as regras estabelecidas, cada pessoa aposentada pelo INSS pode comprar passagens de até dois trechos por ano. A compra deve ser feita exclusivamente no site gov.br/voabrasil.