Companhia antiassédio faz evento para mulheres em Salvador, mas convoca homens a ir: ‘Toda a sociedade aliada’

Companhia antiassédio faz evento para mulheres em Salvador, mas convoca homens a ir: ‘Toda a sociedade aliada’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Maria Marques

Aline Fernandes/Divulgação

Publicado em 27/11/2024 às 12:09 / Leia em 3 minutos

O cacto é uma planta cuja flor só desabrocha à noite. E, na maioria das vezes, este é o perído em que a Flor de Cacto – Companhia Feminina Antiassédio atua em Salvador. Mas, neste sábado (30), a empresa, que fiscaliza situações de importunação sexual em festas e boates, promove a “Primavera dos Cactos: Um Chamado para Florescer”. Das 15 às 20 horas, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, o evento terá por objetivo criar um espaço de acolhimento, fortalecimento e visibilidade para mulheres, com música, consultoria jurídica, oficina de tranças, meditação e uma palestra antiassédio.

“A ‘Primavera dos Cactos’ é um evento que celebra os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, e embora elas sejam as protagonistas dessa luta, precisamos que toda a sociedade esteja aliada nesse propósito“, frisa Clarissa Hirs, uma das criadoras do negócio, em conversa com o Alô Alô Bahia.

“Sim, a Flor de Cacto, além de ser uma política concreta de proteção às mulheres, também é uma ferramenta educativa para os homens, levando a palavra do respeito e da elegância, mostrando a eles uma nova forma de conquistar, onde o cuidado e a gentileza são os grandes truques da interação”, complementa Carolina Conrado, sócia da companhia.

Portanto, por mais que a ação seja pensada e dedicada a elas, todos são bem-vindos. “É importante que os homens façam parte da discussão e entendam seu papel nesse sistema, que é brutal e violento com as mulheres, para conseguirmos quebrar esse ciclo. Logo, estão, sim – mais do que convidados –, convocados a marcarem presença”, destaca Clarissa. “Concomitantemente, vai acontecer a prestação de consultoria jurídica para os presentes que queiram tirar suas dúvidas, em especial mulheres em situações de violência doméstica e familiar“, destaca Carolina, que é advogada.

O evento tem patrocínio da BahiaGás, do Governo do Estado da Bahia e do Restaurante Varanda da Isa, além do apoio do Salvador Meu Amor e da Indaiá. A Flor de Cacto é uma companhia fundada em 2022, com o intuito de desnaturalizar a cultura do assédio, comumente confundida como “paquera”, e, assim, criar espaços seguros e acolhedores para as mulheres.

Confira, abaixo, com exclusividade, a programação por horário da  “Primavera dos Cactos: Um Chamado para Florescer”:

15h às 15h30 – Prática holística, com Fran Silva
15h30 às 16h30 – Oficina de trança, com Vidal Trancista
15h às 16h30 – Consultoria jurídica, com Carolina Conrado e Lina Beatriz
16h45 às 17h30 – Show de Bruna Barreto
17h35 às 18h35 – Show de Renata Bastos
18h40 às 19h – Palestra da Flor de Cacto, com Clarissa Hirs e Carolina Conrado
19h às 20h – Encerramento, com MúSica DJ

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe