Estados Unidos reabrem Agência Consular na Bahia, que lidera turismo internacional no Nordeste

Estados Unidos reabrem Agência Consular na Bahia, que lidera turismo internacional no Nordeste

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Tatiana Azeviche

Publicado em 26/11/2024 às 18:55 / Leia em 2 minutos

Dos turistas internacionais que escolhem o Nordeste brasileiro para fazer passeios, 41,5% começam pela Bahia. O estado vem apresentando crescimento contínuo na entrada de estrangeiros. De janeiro a outubro deste ano, houve o aumento de 57,5% no fluxo de passageiros do exterior, nos aeroportos baianos, em comparação com o mesmo período de 2023. Na região Nordeste, o crescimento foi de 38,6%; e o Brasil registrou índice positivo de 13%.

Na concorrência entre os destinos regionais, a Bahia lidera com folga, tendo recebido 106.357 turistas internacionais, nos últimos 10 meses de 2024; enquanto o Ceará, segundo colocado, recebeu 72.163, uma diferença de 34.194.

Os dados são da Polícia Federal e do Ministério do Turismo e foram apresentados, nesta terça-feira (26), pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na cerimônia de reabertura oficial da Agência Consular dos Estados Unidos, na capital baiana. Após dois anos funcionando parcialmente, a representação diplomática passa a atender no Salvador Trade Center, na avenida Tancredo Neves, com serviços de documentação e assistência médica para cidadãos norte-americanos, entre outras atividades.

“Comemoramos um momento que reflete muita história. São 200 anos de relação diplomática entre os Estados Unidos e o Brasil, mas nossos laços com a Bahia são mais antigos, começaram em 1808. O objetivo da Agência Consular é proteger os interesses dos norte-americanos. Sendo residentes ou turistas, eles sabem que seu governo está presente, para dar mais segurança. Estamos estreitando o contato com a Bahia, onde o turismo e as oportunidades de negócios vêm crescendo”, declarou o cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands.

“Essa iniciativa dos Estados Unidos qualifica o destino Bahia, onde o turista americano vai se sentir mais seguro, e comprova que estamos no caminho certo, quando investimos na estruturação do turismo e capacitamos mão de obra, para receber bem os estrangeiros. Agora, o desafio é a captação de voos da terra do Tio Sam, trabalho que o Governo do Estado já iniciou”, completou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe