Até quando o “cacau vai cair” na Bahia? Diversos municípios do estado, como Salvador, Feira de Santana e Camaçari, amanheceram sob chuva nesta terça-feira (26) e a previsão é que a condição siga durante a semana. As chuvas fortes continuam ao longo do dia e ainda na quarta-feira (27). Já na quinta (28) haverá instabilidade, no entanto, com chuvas moderadas, segundo a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na sexta (29), o sol volta a predominar em todo o estado.
O tempo chuvoso é causado por uma frente fria associada a um corredor de umidade. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A orientação é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Inmet emite alerta laranja na Bahia
Enquanto isso, há alerta laranja – significa “perigo” – de acumulado de chuvas e chuvas intensas para as regiões baianas do Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Norte, Centro Sul, Nordeste, Extremo Oeste e Região Metropolitana de Salvador. O aviso é para esta terça.
A previsão para as zonas é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia – a intensidade é considerada forte a partir de 25 mm/h – e ventos intensos (60 a 100 km/h). Em caso de emergência, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).