Salvador continua em alerta de chuvas moderadas a fortes, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, nesta segunda-feira (25). O aviso foi divulgado pela Defesa Civil (Codesal) do município na madrugada. Em caso de emergência, é possível acionar o órgão pelo 199.
A capital baiana amanheceu com chuva. Das 23h de domingo (24) até as 5h de hoje, os bairros que registravam maior índice pluviométrico eram a Barra (41.6mm), Brotas (36.8mm) e Barris (31.0mm). Já às 5h, o Bairro da Paz liderava a lista, com 21.0mm.
Ainda há ocorrências de deslizamento de terra, ameaça de deslizamento e desabamento. Ao todo, seis notificações foram registradas no boletim de solicitações da Codesal.
Em vídeo divulgado no domingo (24), o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, informou que mais de 60mm de chuva foram registrados em bairros da cidade como Valéria, Fazenda Coutos e Periperi. Segundo ele, a média histórica para o mês é de 108mm para todo o período.
“Nesse momento, a tendência é de que nós tenhamos a continuidade das chuvas, agora de fracas a moderadas. Durante toda essa tarde, observamos chuvas em toda Salvador. De tal modo que solicitamos a população que, ao observar qualquer sinal de risco, se afaste desta condição, disque 199 e aguarde a nossa chegada para realização da vistoria”, reforçou.