Ex-catador de latinhas vira referência no skate em Lauro de Freitas: ‘esperança de mundo melhor’

Ex-catador de latinhas vira referência no skate em Lauro de Freitas: ‘esperança de mundo melhor’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 23/11/2024 às 09:40 / Leia em 3 minutos

Lauro de Freitas será palco, na próxima terça-feira (26), do lançamento do projeto Educa Skate, iniciativa da Organização Social De Peito Aberto. A iniciativa busca incentivar o esporte e promover a inclusão social por meio da modalidade que ganhou ainda mais visibilidade desde sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Através do esporte, que conta com mais de 8,5 milhões de praticantes no Brasil, a organização promete transformar a vida de 250 crianças e adolescentes com aulas de skate.

“As crianças estão criando gosto pelo esporte e isso é gratificante. Ver o esporte crescendo em uma cidade que tem várias pistas de skate e as crianças curtindo, enchem de esperança para um mundo melhor”, celebra Romário de Jesus, figura conhecida e inspiradora na comunidade, que estará à frente do projeto na cidade baiana.

O professor cresceu em Lauro de Freitas e tem uma história de superação como exemplo das mudanças de vida que o esporte pode promover. Ex-catador de latinhas, ele começou no surf com uma prancha improvisada e, mais tarde, descobriu no skate uma forma de melhorar sua performance.

Romário, que já fazia parte do Projeto Esportes Olímpicos para Todos, também da De Peito Aberto, não esconde a alegria de poder dar aulas em sua cidade natal, onde perdeu amigos para a violência, mas encontrou no esporte uma saída positiva. “Hoje estou aqui como professor, vindo do mesmo lugar que esses jovens. Expectativa lá em cima com esse novo ciclo, as crianças estão muito felizes”, diz o professor, que dará as aulas duas vezes por semana no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), no centro da cidade.

Para as aulas, além do próprio skate e equipamentos de segurança, os alunos receberão o uniforme completo para a prática esportiva, entregues no dia do lançamento. Entre os agraciados, está Maria Eduarda de Santana Gomes, de 12 anos. Inspirada por atletas como Rayssa Leal, a Fadinha, a jovem vê o skate como uma forma de disciplina para evoluir no esporte. “Vejo muitas meninas se destacando nesse esporte, por isso quero participar do Educa Skate. Por não ter condições de pagar uma aula, o projeto me deixou muito feliz por ter essa oportunidade”, afirmou.

O Educa Skate abrange, além de Lauro de Freitas (BA), as cidades de Belo Horizonte (MG), Governador Valadares (MG) e São João da Barra (RJ).

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe