UFRB inaugura emissora de rádio e fortalece comunicação pública no Recôncavo Baiano

UFRB inaugura emissora de rádio e fortalece comunicação pública no Recôncavo Baiano

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 22/11/2024 às 20:59 / Leia em 2 minutos

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inaugurou, na última quinta-feira (21), sua primeira emissora de rádio, a UFRB FM 87.1, na cidade de Cruz das Almas. O projeto integra a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e o Ministério das Comunicações (Mcom).

Inicialmente, a nova emissora retransmitirá o sinal da Rádio Nacional, em um acordo de cooperação firmado em 2022 com duração de dez anos. Além da retransmissão, o projeto prevê ações conjuntas para operação e expansão dos serviços de radiodifusão de sons e imagens.

Durante a cerimônia de inauguração, a diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, destacou o impacto positivo da rádio para a região. “A cada nova emissora implantada, é a comunicação pública que chega para dialogar com novos territórios”, afirmou. Octavio Pieranti, assessor da Secom/PR, também marcou presença no evento.

A reitora da UFRB, Georgia Gonçalves, celebrou o momento como um marco para a universidade e a comunidade local. “Essa é uma conquista importante para a nossa gestão e estrutura, mas também para fortalecer nossa relação com a comunidade e o território que nos acolhe”, declarou em suas redes sociais.

A iniciativa reflete o movimento nacional de expansão da RNCP, que tem como objetivo levar cultura e informação para milhões de brasileiros. Segundo a EBC, atualmente há 72 geradoras de televisão e 43 geradoras de rádio em operação, com previsão de implantação de 173 novas emissoras nos próximos anos.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe