No próximo dia 6 de dezembro, às 19h, na Escadaria do Passo, no Centro Histórico de Salvador, a bigband Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz apresenta o último show do ano pelo projeto Rumpilezz Funfun no Passo. Para a ocasião, o grupo preparou um espetáculo inteiramente dedicado às obras de Caetano Veloso e Gilberto Gil, com arranjos feitos pelo maestro Letieres Leite (1959 – 2021). A apresentação terá um repertório repleto de sucessos como “Milagres do Povo”, “O Quereres”, “Coração Vagabundo”, “Logunedé”, “Aqui e Agora” e mais. A entrada é gratuita.
O último concerto do ano da Orkestra Rumpilezz terá ainda as participações dos cantores Théo Charles – nome de destaque da nova geração da música baiana, filho da cantora brasileira Matilde Charles e do bandolinista e luthier francês Jean Paul Charles – e Tito Bahiense, parceiro de longa data do maestro Letieres Leite e da Orkestra Rumpilezz. Os convidados irão interpretar as músicas já conhecidas do público e, junto à Orkestra, prometem fazer uma noite especial no Centro Histórico, encerrando um ano de apresentações lotadas pelo projeto Rumpilezz Funfun no Passo.
Ensaio aberto
O público poderá prestigiar ainda um ensaio aberto gratuito promovido pela Rumpilezz e conhecer os processos artísticos e musicais do grupo nos preparativos desta apresentação. O evento acontece no dia 5 de dezembro, véspera do show, às 19h, no Espaço Xisto Bahia, em Salvador.
Formada por instrumentos de sopros de percussão, a Orkestra Rumpilezz é reconhecida e aclamada internacionalmente por sua composição, originalidade e musicalidade, que traz em sua essência as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz, se destacando como uma referência na música instrumental brasileira. Ao criar a Orkestra, o maestro Letieres Leite pôs em prática a metodologia desenvolvida por ele, Universo Percussivo Baiano. Dessa forma, todos os arranjos compostos pelo maestro são criados a partir da percussão, inclusive os das canções de Gil e Caetano que serão apresentadas tanto no ensaio aberto, como no show.