O rei Charles III comemora seu 76º aniversário nesta quinta-feira (14), mantendo seu compromisso com as funções reais, apesar de estar em tratamento contra o câncer. Segundo o príncipe William, seu filho e herdeiro, o monarca enfrentou um ano “brutal”. Diagnosticado com uma forma não revelada de câncer em fevereiro, Charles chegou a interromper suas atividades oficiais, mas retornou em abril, demonstrando resiliência.
O perfil oficial da Família Real compartilhou um retrato oficial de Charles para celebrar o aniversário do monarca.
Ver essa foto no Instagram
A rainha Camilla, sua esposa, revelou em entrevistas que o desafio agora é “impedir que ele desacelere”. No mês passado, o casal retomou as viagens ao exterior, visitando a Austrália e Samoa para compromissos diplomáticos da Comunidade Britânica. Apesar de pausar o tratamento para essas visitas, Charles voltou “revigorado” da viagem de 11 dias, e fontes do palácio indicam que ele planeja retomar a agenda internacional em 2024.
Com uma vida dedicada ao dever, Charles se tornou rei em 8 de setembro de 2022, após o falecimento de sua mãe, a rainha Elizabeth II, de quem foi o herdeiro mais longevo da história britânica.
No último domingo, ele liderou uma homenagem aos britânicos mortos em batalhas, no memorial Cenotáfio em Londres. Na véspera, participou de um concerto no Royal Albert Hall ao lado de seu filho William e da princesa Kate, que também enfrentou um tratamento oncológico este ano.
Em meio às celebrações pelo seu aniversário, Charles cumpriu compromissos oficiais, incluindo uma recepção para a indústria cinematográfica e televisiva britânica no Palácio de Buckingham e a estreia do filme “Gladiador II”. Como parte de seu legado social, o monarca visitará nesta quinta-feira um centro de redistribuição de alimentos em Londres, projeto ligado ao “Coronation Food Project”, iniciativa de combate ao desperdício e apoio a comunidades carentes, lançada por ele em seu 75º aniversário.