Sempre compartilhando reflexões sobre a maternidade, Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, afirmou ser a favor da educação positiva para filhos negros. Mãe de Aladê (16) e Ayanna (5), a artista defende a importância de ressignificar o futuro dos jovens pretos no Brasil.
“Educar com afeto e respeito é uma forma de desarmar as violências diárias que a sociedade impõe ao nosso povo. No passado, nossos antepassados eram ensinados a corrigir os filhos com rigor, mas agora sabemos que, para as crianças negras, a autoestima e a segurança emocional são tão importantes quanto a disciplina”, ressalta.
Maíra destaca que a educação positiva, com suporte emocional, é fundamental para preparar crianças negras para enfrentar as adversidades raciais ainda presentes. Ela defende que o método rompe com padrões históricos que, por séculos, naturalizaram o uso de punições físicas na criação infantil.
“A educação positiva é uma resistência, pois educar com gentileza e respeito é também construir um lugar de força. Precisamos ensinar nossas crianças que merecem o amor e o cuidado, e que são capazes de mudar o mundo. A educação positiva com crianças pretas é revolucionário. Precisamos assegurar que nossas crianças tenham a certeza que o respeito é um direito”, complementa.
Ver essa foto no Instagram