A Global Citizen Solutions (GCS), empresa especializada em mobilidade global e soluções para segunda cidadania, revelou o seu Índice Global Passport 2024, que lista os passaportes mais poderosos do mundo. O Brasil apareceu no ranking, figurando na 48ª posição.
Diferentemente de outros índices, que avaliam os passaportes apenas em relação ao acesso sem visto, o sistema de classificação da GCS vai além e oferece uma avaliação da atratividade dos países para quem busca segunda cidadania, considerando fatores como Qualidade de Vida, Índice de Mobilidade Melhorada e Oportunidades de Investimento no País.
O resultado é uma classificação que reflete as necessidades de expatriados, nômades digitais, aposentados e investidores globais.
O Brasil, por exemplo, apareceu em 43º lugar no ranking de mobilidade aprimorada; 81º lugar em oportunidades de investimento e 39º lugar no índice de qualidade de vida.
A Suécia lidera o ranking com o passaporte mais poderoso do mundo, devido ao seu forte desempenho em métricas de investimento, de acordo com o estudo. Em segundo lugar vem a Alemanha e em terceiro a Finlândia.
Uma das grandes surpresas foi a ausência dos Estados Unidos do top-10, apesar de ser o país mais rico do mundo. Todos os dez primeiros colocados são europeus.
Confira os melhores passaportes do mundo:
- Suécia
- Alemanha
- Finlândia
- Suíça
- Holanda
- Reino Unido
- Irlanda
- Dinamarca
- Luxemburgo
- Noruega
- Singapura
- França
- Estados Unidos
- Canadá
- Áustria
- Japão
- Estônia
- República Tcheca
- Bélgica
- Espanha
- Nova Zelândia
- Itália
- Austrália
- Portugal
- Islândia
- Lituânia
- Mônaco
- Malta
- Emirados Árabes Unidos
- Liechtenstein
- Andorra
- Hungria
- Polônia
- Coreia do Sul
- Romênia
- Eslovênia
- Chipre
- San Marino
- Croácia
- Eslováquia
- Bulgária
- Grécia
- Letônia
- Hong Kong
- São Cristóvão e Neves
- Chile
- Malásia
- Brasil
- Bahamas
- Argentina