A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca extinguir a jornada de trabalho na escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso) e implementar uma jornada de quatro dias semanais atingiu o número mínimo de assinaturas necessárias para seguir sua tramitação no Congresso Nacional.
Até as 10h desta quarta-feira (13), a proposta contava com o apoio de 195 deputados, o que possibilita o início da discussão formal do texto, conforme informou a assessoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). A PEC precisava de, no mínimo, 171 assinaturas dos 513 deputados para dar prosseguimento à sua análise.
O debate sobre a escala 6×1 ganhou força na última semana, especialmente nas redes sociais. Famosos e anônimos se posicionaram. A proposta, apresentada por Erika Hilton, quer modificar o artigo 7º da Constituição, mais especificamente o inciso 8, que trata da jornada de trabalho, com a intenção de reduzir a carga para quatro dias semanais.
Após a conferência das assinaturas, o texto será protocolado e, em seguida, seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, onde será avaliada a admissibilidade da proposta.