As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul neste ano impactaram duramente o turismo em Gramado e região, resultando em uma queda de cerca de 32% no número de visitantes. Segundo a Secretaria de Turismo de Gramado, estima-se que o prejuízo para a cadeia turística das cidades de Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis ultrapassa R$ 1 bilhão, principalmente devido aos problemas de conectividade que impediram muitos turistas de manterem seus planos de viagem.
Para ajudar na recuperação do setor, o tradicional evento Natal Luz, que iniciou em 24 de outubro e segue até 19 de janeiro de 2025, é visto como um motor de retomada. Com o tema “acolhimento” e uma programação que inclui desfiles, shows, concertos e a famosa dança luminosa, a expectativa é atrair mais de 2 milhões de visitantes até o encerramento.
Apesar das dificuldades, o turismo local tenta retomar o ritmo. Com o reinício das operações do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, houve um impacto positivo, mas ainda há um longo caminho até que a normalidade seja alcançada. A cidade de Gramado projeta fechar 2024 com 5,5 milhões de turistas e espera 70% de ocupação nos 26 mil leitos da cidade para o final do ano.
“Seis meses depois, os efeitos ainda são sentidos, com muitas pessoas desistindo ou adiando suas viagens. Queremos deixar claro que Gramado está 100% operacional em todos os parques e atrações”, ressaltou o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci, ao PANROTAS.