A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está entre as 30 melhores instituições de ensino superior da América Latina. A classificação faz parte de um ranking da consultoria britânica Times Higher Education, uma das mais conceituadas do mundo. A Ufba ocupa a 29° posição.
O lugar representa uma queda de três posições, visto que, em 2023, a baiana conquistou o 26° lugar. Outras universidades do Nordeste estão à frente da Ufba. São elas: Universidade Federal do Ceará (UFC), na 19ª colocação, e Universidade Federal de Pernambuco, em 21°.
Quem lidera o ranking das melhores no continente é a Universidade de São Paulo (USP), que voltou ao topo da lista após cinco anos. A Pontifícia Universidade Católica do Chile perdeu a posição, defendida desde 2019, e agora ocupa o quarto lugar. Ao todo, o Brasil tem sete entre as dez melhores universidades da América Latina este ano.
O ranking da América Latina tem 214 instituições, em 16 países. O Brasil tem o maior número de citações, com 69 universidades classificadas pela consultoria. A Colômbia é o segundo país com mais universidades classificadas, somando 38.
O THE Latin America leva em consideração cinco aspectos: citações em periódicos científicos indexados; retorno à indústria; pesquisa; ensino; e internacionalização.
Confira o Top 10:
1º. Universidade de São Paulo (USP);
2º. Universidade de Campinas (Unicamp);
3º. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
4º. Pontifícia Universidade Católica do Chile;
5º. Universidade Estadual Paulista (Unesp);
6º. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ);
7º. Tecnológico de Monterrey, no México;
7º. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
9º. Universidade do Chile;
10º. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).