A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional estará disponível em todos os 90 postos SAC da Bahia a partir de segunda-feira (11). O atendimento é realizado exclusivamente por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelos números (71) 4020-5353 / 0800 071 5353.
“Com esta implantação nós alcançamos uma capacidade de 4 mil documentos por dia, contabilizando as ações realizadas também pelas unidades móveis”, afirma o diretor adjunto do Instituo de Identificação Pedro Mello, Bruno Froes, ao explicar que essa oferta de vagas deve aumentar à medida que ocorram as adequações do sistema na rotina dos postos. Cerca de quatro meses depois de implementar o serviço, a Bahia contabiliza mais de 182 mil cidadãos que já emitiram a CIN.
A primeira via da CIN é gratuita e tem o Cadastro de Pessoa Física como número único de identificação. Para fazer o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil. Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia. É possível incluir ainda outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no http://gov.br três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.
A validade do novo documento irá depender da faixa etária do cidadão. No caso de pessoas de zero a 12 anos incompletos, o prazo é de cinco anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.