Com Salvador entre as cidades com maior extensão de ciclovias e ciclofaixas em 2024, até os turistas que chegam pelo mar estão buscando conhecer a cidade em cima da “magrela”. Na tarde de quarta-feira (6) mesmo, quem passou pela região do Porto de Salvador, no Comércio, se deparou com dezenas de turistas descendo de um navio de luxo com bicicletas.
As imagens foram obtidas pela equipe do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) e Socicam, administradora do terminal marítimo de Salvador, e mostram um dos grupos de ciclistas, com seus equipamentos de segurança para pedalar. Os turistas estão hospedados no navio da Aida Cruises, que cedeu as bikes aos visitantes. A embarcação chegou da costa de Cabo Verde, na África, e ainda segue para o Rio de Janeiro.
“Com a projeção de Salvador como uma das cidades mais cicloativas do Brasil, os cruzeiros de navio já identificaram essa oportunidade de oferecer um serviço a mais para os seus hóspedes. Nossa cidade está pronta para receber pessoas de todo o mundo para a prática do cicloturismo. Salvador é histórica e culturalmente vibrante e possui todo aparato estrutural para ser explorada de bike pelos turistas que chegam aqui”, reforçou Isaac Edington, idealizador do MSVB e presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
A temporada de cruzeiros em Salvador vai contar, entre o final de outubro e abril de 2025, com a chegada de 63 transatlânticos e cerca de 200 mil passageiros. A expectativa é de que os visitantes possam movimentar até R$ 155 milhões na economia local.