Ludmilla fez história no último domingo (14), ao ser a primeira cantora negra, latino-americana e LGBTQIA+ a se apresentar no palco principal do Coachella, mais importante festival de música dos Estados Unidos (EUA) e uma vitrine global para artistas consagrados e em ascensão. O funk ganhou destaque no evento, que acontece na Califórnia.
A artista investiu mais de R$ 8 milhões para a performance. Foram contratadas três empresas — sendo duas internacionais — para a produção e realização do show, uma delas responsável pelos engenhosos palcos do SuperBowl. A produção contou com um palco com 15 metros de “boca de cena”, uma cenografia surpresa de 4 metros de altura, elevador e um total de 7 toneladas com todo aparato estrutural. Uma escada espelhada que imitava barras de ouro chamou atenção.
Antes mesmo de Ludmilla subir ao palco, a brasileira conseguiu impactar o público ao ser anunciada por sua maior ídola, Beyoncé. “Diretamente do Rio de Janeiro para a Califórnia, e agora aqui no Coachella, senhoras e senhores: Ludmilla”, disse a artista em áudio gravado em inglês.
Na sequência, foi ao ar um áudio da deputada federal brasileira Erika Hilton, sobre respeito à diversidade. “Esta é minha casa. E, na minha casa, eu não vou tolerar qualquer tipo de ódio, racismo, homofobia, transfobia, xenofobia, misoginia. Este é um espaço de autovalorização, um espaço de liberdade. Todos aqui têm seu próprio valor. Respeite minha história, respeite meu povo e minha comunidade. Respeite principalmente as mulheres pretas e latinoamericanas, porque eu cheguei agora”, declarou Erika em inglês.
Ludmila Oliveira da Silva, a primeira artista afrolatina a se apresentar no palco principal do Coachella. A preta venceu muito! Te amo, @Ludmilla! ❤️pic.twitter.com/FfmXKVC4d4
— IZA (@IzaReal) April 14, 2024
Dez minutos antes da brasileira começar o show, a hashtag #Ludchella já estava nos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter), no Brasil.
Após o prelúdio marcante, Ludmilla abriu o show com “Tropa da Lud” e emendou com “Rainha da Favela”, enquanto um telão exibia imagens das comunidades brasileiras.
🚨COMEÇOU! Ludmilla cantando “Rainha da Favela” no palco principal do #Coachella.
O show será transmitido às 23h40 no YouTube. #LUDMILLANOCOACHELLApic.twitter.com/TyrPYfaQs6
— BCharts (@bchartsnet) April 14, 2024
No setlist, a cantora incluiu os maiores sucessos, faixas recentes e, é claro, muito funk. As escolhas passaram por “Fala Mal de Mim”, “Socadona”, “Cheguei”, “Maldivas”, “Onda Diferente”, “Pinã Colada”, entre outras canções.
ela cantando onda diferente no coachella com o microfone ligado
ESSA LUDMILLA PROVOCAAAAA#LUDMILLANOCOACHELLA pic.twitter.com/2eFnjEI0KF
— rod (@ludmonet) April 14, 2024
No festival, além do público americano, a plateia também tinha alguns brasileiros, que entoaram as letras em português e vestiam bandeiras do Brasil.
Além do ballet, Ludmilla também fez uma performance ao lado da esposa, a dançarina Brunna Gonçalves, em “Maldivas”.
a Ludmilla é bem servida né? a Bruna é um monumento, tem molho pra dar e vender #LUDCHELLA #Coachella pic.twitter.com/xvo76oMQuq
— BRENDON 𐚁 (@brendongomess) April 14, 2024
Ludmilla cantando “Maldivas” no #Coachella e com direito a beijão na esposa Brunna Gonçalves 🏳️🌈❤️ #LUDCHELLA pic.twitter.com/0Ufc8vn0tL
— BCharts (@bchartsnet) April 15, 2024
Elas fizeram uma coreografia romântica e sensual e encerraram a música com um beijo. Depois disso, foram de mãos dadas para a coxia.
Confira mais vídeos da apresentação:
se ela entregou esse showzaço em questão de minutos, imagina em HORAS no Ludmilla In The House????? não da pra perder essa turnê, vamos viver cada momento por que o #LUDCHELLA foi lindo e tudo ta só começando! 🖤 pic.twitter.com/v2WP7OgOj3
— ʟᴀᴜʀᴀ 🎲 (@ludlani) April 15, 2024
ludmilla colocando sua mulher pra descer numa pirâmide dourada e ser enaltecida, a brunna é a mulher mais amada do mundo pic.twitter.com/coGjIkwfJ1
— tata⚢︎ uerjiana (@matildabyhss) April 15, 2024
Uma funkeira de verdade no palco do Coachella.
Poucas conseguem entregar star quality assim como a negona LUDMILLA TEM O MOLHO, LUDCHELLA foi a afirmação disso.
— Matth (@Matth_ledd) April 15, 2024
no Brasil NINGUÉM faz um show como a Ludmilla, a dedicação dela é muito acima da média #LUDCHELLA
— BRENDON 𐚁 (@brendongomess) April 15, 2024
eu olho pra Ludmilla e grito: ARTISTA!#LUDCHELLA
— BRENDON 𐚁 (@brendongomess) April 15, 2024
“Muito obrigada, Coachella. Obrigada, Deus. Obrigada, Beyoncé, eu amo você!” — Ludmilla encerrando seu show no Coachella. #Ludchella 🔥
pic.twitter.com/SAxBPDS8Ri— Beyoncé Access 🇧🇷 (@beyonceaccess) April 15, 2024