‘Longe, Mas Perto’: mostra de cinema chinês acontece de forma online e gratuita, com filmes inéditos

‘Longe, Mas Perto’: mostra de cinema chinês acontece de forma online e gratuita, com filmes inéditos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 07/11/2024 às 06:25 / Leia em 2 minutos

“Longe, Mas Perto” é o tema da 9ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, que chega online e gratuita para todo o Brasil. De 13 a 30 de novembro, o público terá a oportunidade de assistir a oito obras cinematográficas chinesas clássicas contemporâneas, a maioria inédita e que não está disponível em nenhum streaming. Basta acessar: www.spcineplay.com.br.

Com a curadoria de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim, e Lilith Li, fundadora da LiLiMB Culture, os filmes selecionados para a edição 2024 da mostra celebram os 50 anos de relação diplomática entre Brasil e China, levando o público a uma viagem cinematográfica pelo país asiático, suas tradições e visão de mundo.

A 9ª edição da mostra traz filmes de ação que mostram uma visão moderna dos herói chineses e um novo olhar sobre os valores da China contemporânea, como “Retorno ao Tibete”, de Guoxing Chen e Lhapal Gyal, premiado no Festival Internacional de Cinema de Mumbai; “De trem-bala pela China”, de Tan Mengsha; e “Jornada Sem Fim”, de Mo Dai.

A programação também retrata o amor urbano em “À Espera do Amor”, de Shixian Wu, e celebra as artes tradicionais chinesas em “A Lenda da Serpente Branca”, de Xianfeng Zhang. Já em “Pós-verdade”, de Cheng Peng Dong, vencedor do prêmio de Filme mais Comentado do Ano no Weibo Movie Night Awards, o telespectador reflete sobre valores sociais atuais.

Para completar, “Quatro Primaveras”, de Qingyi Lu, considerado um dos Dez Melhores Filmes em Língua Chinesa, segundo a Associação de Críticos de Cinema de Shanghai, captura a essência das estações, e “Sabores da vida” usa a gastronomia como metáfora para as experiências da vida.

Segundo o diretor do Instituto Confúcio na Unesp, Prof. Luís Antonio Paulino, ao longo dos últimos dez anos, a Mostra tem sido uma janela para a China, sua cultura e seus cineastas. “Mais de cem produções de alta qualidade já trouxeram ao público brasileiro histórias comoventes e a voz vibrante da China”, destaca.

Veja programação completa: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia