Eleições nos EUA: Sarah McBride será a primeira pessoa trans no Congresso

Eleições nos EUA: Sarah McBride será a primeira pessoa trans no Congresso

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 06/11/2024 às 11:11 / Leia em 3 minutos

A senadora estadual de Delaware, Sarah McBride, tornou-se a primeira pessoa transgênero eleita para o Congresso dos Estados Unidos, ao conquistar uma cadeira na Câmara dos Representantes, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil. Com uma trajetória marcada por ativismo e defesa dos direitos humanos, a democrata celebra uma vitória histórica, que reforça o compromisso do estado em promover políticas inclusivas e de justiça social.

Em uma publicação no Instagram, McBride destacou a mensagem que Delaware enviou ao país com sua eleição: “Devemos ser uma nação que protege a liberdade reprodutiva, que assegura licenças remuneradas e cuidados infantis acessíveis para todas as famílias, que garante habitação e cuidados de saúde para todos e que promove uma democracia inclusiva.”

Embora Delaware seja um estado majoritariamente democrata, McBride enfatizou sua capacidade de construir pontes ao longo de sua carreira, trabalhando de forma bipartidária para aprovar a licença médica e familiar remunerada. O apoio dos sindicatos e a luta pelo aumento do salário mínimo foram pautas centrais em seu mandato, refletindo seu compromisso com a valorização dos trabalhadores.

Durante sua campanha ao Congresso, McBride reforçou a importância do respeito e da representação justa, defendendo que todos merecem um representante que os valorize e respeite.

Aliada próxima do presidente Joe Biden, McBride teve um papel importante na aproximação do presidente com as pautas LGBTQIA+, um vínculo que se consolidou desde que trabalharam juntos na campanha de Beau Biden, filho do presidente, para Procurador-Geral de Delaware, em 2006. Em 2018, Biden escreveu o prólogo de seu livro Tomorrow Will Be Different, onde McBride narra sua trajetória de superação e ativismo.

Sarah McBride iniciou sua jornada na vida pública em 2012, como presidente do corpo estudantil da American University. Tornou-se notícia nacional ao declarar-se transgênero em um artigo de opinião, no qual escreveu sobre o desafio de equilibrar sua identidade de gênero com o sonho de ocupar cargos públicos. “Eu sei que meus sonhos e minha identidade são mutuamente excludentes se eu não tentar”, afirmou na época.

Desde então, McBride continuou a quebrar barreiras: em 2016, tornou-se a primeira pessoa trans a discursar em uma convenção partidária nacional, na Convenção Nacional Democrata, e em 2020 foi eleita para o Senado estadual de Delaware.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia